Rafael Mascarenhas

Nos últimos dias, além da morte de Eliza Samudio e da advogada Mércia Nakashima, a mídia também tem retratado muito a morte de Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães. Tenho acompanhado o caso pelos jornais diariamente. Sem dúvida alguma, é muito triste a maneira como Rafael foi morto e continuaria sendo de uma forma horrível, mesmo que não fosse com o filho de alguém famoso, mesmo que fosse com qualquer pessoa. Digo isso, porque ao ler o jornal hoje, deparei-me com uma reportagem na qual o pai do atropelador (como a mídia tem nomeado o Rafael Bussamra, sendo que essa não é a melhor forma de nomeá-lo) deixa subentendido que só dessistiu de pagar os R$10 mil aos PMs (aqueles que iam ocultar todo o fato e até mesmo a pessoa que dirigia o veículo que atropelou Rafael Mascarenhas) quando soube que o menino que havia sido atropelado era filho de Cissa Guimarães. Mas, como assim? Então, se fosse qualquer outra pessoa, um cidadão sem ser filho de gente famosa ou de autoridade, o pai do Rafael Bussamra iria pagar o dinheiro aos PMs e tudo ficaria por isso mesmo, até porque, Rafael Bussmra também não teria ido na delegacia se apresentar como a pessoa que atropelou o Rafael Mascarenhas.

É, infelizmente, essa a nossa realidade, muitas vezes é preciso ter poder e conhecimento para saber da realidade. Essa história tem duas coisas erradas, primeiro, não se deve pagar à um policial para poder ocultar um fato (mas, sabemos que isso acontece muito em nosso país), segundo, decidir ir contar para a polícia só porque o rapaz era filho de uma atriz. Não pense que estou fazendo apologia para que as pessoa deixem de prestar depoimentos quando são culpadas, muito pelo contrário, acho que a atitude de se responsabilizar por um ato que você fez é mais do que correto. Mas, acho errado as pessoas decidirem fazer isso só pelo fato de estar relacionado com alguém que tem poder. Todas as pessoas têm direito à verdade, seja ela rico ou pobre, famoso ou não.

2 comentários:

André Coelho disse...

Excelente artigo Sandra. E é importante citar também o fato de o pai e o próprio Bussamra alegarem que os policiais são corruptos quando os mesmos se propuseram a pagar a propina. Obviamente essa tentativa pífia de desviar a atenção da investigação e amenizar a culpa que recai sobre o motorista se torna, ou deveria se tornar, um agravante sobre Bussamra que deveria ser responsabilizado por homicidio doloso, não culposo.

Marcos Kalil Filho disse...

No final das contas, a mídia falha miseravelmente em suscitar os pontos realmente importantes do caso. Enquanto preferem explorar o sofrimento e a fama de Cissa Guimarães, perdem a oportunidade de mostrar a cultura de propina que existe no Rio e a polêmica de transformar em homicídio doloso esse tipo de ocorrência. Todos os dias, morrem inúmeros jovens, principalmente negros, nas mesmas circunstâncias ou em piores condições. Você não vê a mídia dando atenção a essa parcela da população. Igualmente, você não vê a mãe de cada jovem de comunidade pobre que morre indo fazer homenagem com pichação e tudo mais.

Postar um comentário