A arte Moderna e Contemporânea num só lugar.

O Centro Cultural Banco do Brasil está com duas exposições e cada uma representa uma linha de tempo importante da trajetória do país.

A Exposição Anita Malfatti – 120 anos relembra um momento histórico, que foi o Modernismo. São mais de 70 obras, pertencentes a pessoas particulares e museus, algumas nunca tinham sido expostas. Anita foi pioneira na pintura moderna. Na época, foi criticada por Monteiro Lobato, mas isso não impediu o seu sucesso posteriormente. A artista retratou as pessoas marginalizadas dos centros urbanos, o que a caracterizou com uma mulher corajosa por fugir das amarras sociais. Ela formou junto com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Menotti Del Picchia o grupo dos cincos, artistas que defenderam a Semana de Arte Moderna e aplicaram o Modernismo no Brasil. Além da exposição de suas obras, há, entre um quadro e outro, resumos da vida de Anita, o que permite ao visitante não somente conhecer as suas obras, mas, também, a trajetória dessa artista que contribuiu para história do Brasil.

A outra exposição é: Zeróis: Ziraldo na tela grande que reflete a arte contemporânea. São mais de 44 obras inéditas do caricaturista, cronista e jornalista. Ziraldo fez essas telas grandes a partir dos cartuns Zeróis, desenhado na década de 1960. Os heróis do cartunista são uma releitura de artistas como Picasso, Velázquez, Goya, Dali, Grant Wood, Hopper, Mathieu, Lichtenstein e Warhol. As cores chamativas atraem não somente adultos e jovens, mas, também, crianças que se encantam, fazendo-as lembrarem dos desenhos animados que assistem.

A exposição Anita Malfatti – 120 anos ficará exposta até o dia 26 de setembro e a Zeróis: Ziraldo na tela grande ficará até o dia 19 de setembro. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, número 66. Funciona de terça a domingo, das 9h às 21h.

0 comentários:

Postar um comentário