Nativos e imigrantes digitais

O Encontro Nacional Mídia e Formação do Leitor teve como um dos temas a relação dos professores e alunos com a internet. O encontro aconteceu na última quinta-feira (15) e foi realizado pelo jornal O DIA em parceria com o Instituo Ary Carvalho.
A internet é um meio que está cada vez mais acessível a todos. Entende-se aí, acessibilidade como algo fácil de ter acesso e não de possuir ou ter para si. Hoje, existem mais pessoas que acessam a internet do que há alguns anos, e isso só tende a aumentar.  Mas, os internautas brasileiros ainda navegam mais nas lan houses do que nas suas residências. O número de brasileiro com acesso à internet em casa não passa de 40%. Enquanto, o número de lan houses no país chega a ser maior que o número de agências bancárias.
A propagação de lugares que possibilitam a todas as pessoas ter acesso à internet fez com que esse meio de comunicação se expandisse e atraísse cada vez mais adeptos a essa fonte de informação, entretenimento, diversão e pesquisa. É claro que as crianças não ficaram de fora, elas dominam a internet, muitas vezes sabem mais do que um adulto. A facilidade que elas têm de aprender, favorece para que consigam facilmente navegar e descobrir um novo mundo que não existia para as antigas gerações.
Os chamados nativos digitais, pessoas que nasceram quando a era digital já existia, não são mais somente receptores, são também emissores. A internet é um meio que permite a todos  participarem ativamente desse meio de comunicação. Essas crianças e jovens são emissores quando postam seus vídeos no you tube, seus textos no blog, comentam no twitter, postam fotos no Orkut, enfim, se tornam um membro essencial de um meio de comunicação.
Os imigrantes digitais, pessoas que não nasceram na era digital, também estão envolvidos e participam desse meio, porém, nem todos. Alguns professores já se adaptaram a essa nova mídia e além de receptores também são emissores dela. Mas, muitos ainda não se acostumaram com a internet e acabam nem sendo receptores e muito menos emissores.
A grande questão é como fazer da escola um lugar onde os professores (imigrantes digitais) e os alunos (nativos digitais) se encontram? É necessário que os professores estejam envolvidos com essa nova mídia, pois os alunos convivem com ela diariamente. Marcos Ozório, professor de Geografia da rede pública e privada do Rio de Janeiro, disse na palestra que o fracasso escolar do professor se dá pela “desindentificação” dos alunos com os professores.
Se a internet é hoje a realidade de muitos alunos, se eles a usam diariamente, há que ter uma ponte entre esses alunos, professores e a internet. Os professores têm uma tarefa difícil de adaptarem a ela e fazer dela uma fonte rica de informação e comunicação entre eles e os seus alunos. Infelizmente, muitas crianças e jovens acessam a internet apenas para entrar em redes sociais e jogar games. E é isso que deve ser mudado. Os professores têm que estimular  seus alunos a fazerem uso da internet para outros fins, como busca de conhecimento e informação. É claro, que essa tarefa não é só dos mestres e também dos pais. Os nativos digitais têm que aproveitar essa ferramenta de uma forma que a internet traga para eles não somente entretenimento, mas, além de tudo, conhecimento e cultura.


0 comentários:

Postar um comentário