Crianças ganham presentes do Papai Noel

matéria produzida para a  Eletronuclear - Eletrobrás Termonuclear S.A

Evento Natal sem Fome da Eletronuclear traz lazer para população de baixa renda de
Angra dos Reis

Momento de expectativa: Mães e filhos esperam o Papai Noel entregar presentes para as crianças, no Frade

   Para comemorar uma data especial que é o Natal, a Eletronuclear e o Governo Federal realizaram, nos dias 18 e 19 de dezembro, a quinta edição da festa Natal sem Fome, respectivamente, no Frade e Parque Mambucaba, em Angra dos Reis. A festa foi organizada pela área de Responsabilidade Socioambiental da Elteronuclear. Segundo os organizadores, cerca de três mil pessoas participaram dos dois dias de evento.
  As crianças aproveitaram o dia diferente na comunidade e ficaram encantadas com as diversas brincadeiras e atividades, que aconteceram durante todo o dia. É o caso de Gabriel Henrique dos Santos de seis anos, que estava na fila para participar de um brinquedo e já sabia o próximo que iria brincar.
  O evento Natal sem Fome é uma maneira da população do Frade e do Parque Mambucaba ter lazer, já que nos bairros, segundo os moradores, não há opções para diversão.
  – A gente mora numa comunidade em que as crianças não têm muita opção de lazer. Têm dois anos que eu moro aqui e participo. Acho que é uma oportunidade muito boa para as crianças e para a comunidade – disse Vitória dos Santos, moradora do Parque Mambucaba.
  Reginalda Souza, que é voluntária há quatro anos, falou da importância de ter cada vez mais voluntários para que seja possível a realização do evento. Só este ano, foram 40 voluntários que ajudaram nos dois dias de festa.


 – Essa união do povo trabalhando é que faz com que essa festa aconteça e traga alegria para a população – contou Souza.
  O momento mais comemorado foi a hora em que o Papai Noel chegou, as crianças receberam uma pulseira para pegar o presente, o único que muitas delas ganharam no Natal. Vitor Hugo dos Santos de seis anos, morador do Parque Mambucaba, estava ansioso para ganhar o presente e disse que queria um carrinho de controle remoto do Papai Noel.
  Para Francisco Carlos dos Santos, coordenador do programa Fome Zero, o importante é estar presente no cotidiano das crianças e não apenas contribuir financeiramente.
  – Elas (as crianças) precisam de carinho e amor e não é só no Natal e no Dias das Crianças, mas no dia-a-dia – disse.
  As crianças ainda receberam um kit de higiene bucal distribuído pela Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (FEAM) e uma mochila com camisa e boné.

A história

  Baseado no projeto do sociólogo Herbert de Souza (Betinho) que, em 1993, criou a campanha Natal sem Fome, que arrecadava alimentos para pessoas em situação de miséria, a Eletronuclear, em 2005, desenvolveu o projeto Natal sem Fome dentro do programa Fome Zero do Governo Federal. Como o Brasil, em 2005, não tinha o mesmo quadro econômico-social dos anos em que a campanha do sociólogo foi criada, o evento Natal sem Fome da Eletronuclear não tem como objetivo arrecadar alimentos, uma vez que as políticas públicas de combate à fome e à miséria já estão implantadas no país, como o programa Bolsa Família.
  O objetivo do evento Natal sem Fome da Eletronuclear é proporcionar um dia de lazer para as famílias de baixa renda dos bairros de Angra dos Reis.
  Além do Natal sem Fome, o projeto Fome Zero realiza, durante todo o ano, outros eventos como o Dia da Cidadania Infantil, que comemora o Dia das Crianças. O Projeto Fome Zero ainda ajuda as ações sociais realizadas pela Igreja Católica, Centro Espírita, igrejas Evangélicas, comunidades indígenas e quilombolas do município.

0 comentários:

Postar um comentário